domingo, 19 de junho de 2016

A festa nas bancadas

Desengane-se quem acha que os adeptos não têm importância num jogo de futebol. Bastariam as estatísticas de resultados em Casa vs Fora para mostrar que isso não se deve apenas à maior ou menor habituação ao terreno e ambiente. Mais importante do que isso, os adeptos que estão presentes contribuem para o sentimento geral da equipa, nesse jogo e nos seguintes - um público que apoia incondicionalmente ajudará a acalmar uma equipa e isso tornará os seus jogadores mais confiantes, enquanto que adeptos mais nervosos e insatisfeitos fazem uma equipa tremer e jogar com ansiedade.

E depois há estes. Não faço ideia de que efeito têm na equipa que apoiam.


O meu top 3:

- You've only scored four / you've only scored four / how shit must you be / you've only score four

- We lose every week / we lose every week / you're nothing special / we lose every week (boa maneira de desmotivar o adversário durante uma vitória)

- We're gonna win 5-4 / We're gonna win 5-4 / We're gonna win 5-4 / 5-4!!!










domingo, 5 de junho de 2016

O legado de Ali




Para além do gigante que foi dentro de um ringue de boxe e, simultaneamente, como a cara de um movimento anti-racismo que não pretendia esquecer nem desculpar nenhuma parte da história, Muhammad Ali foi um modelo, mais abrangente, para todos os atletas que se seguiram temporalmente.

"Ele deu à comunidade negra muita coragem e mudou a nossa mentalidade: tu podes ser uma superestrela e não ser discreto. Tu podes dar voz às tuas opiniões e ser controverso e ainda assim ser um campeão."
Channing Frye, membro dos Cleveland Cavaliers 

A dádiva não foi só para a comunidade negra, e não se confina aos limites do desporto. Muhammad Ali mostrou que a ferocidade de um murro pode ser usada fora do ringue, ou das quatro linhas, para coisas maiores. Mas também que se formos nós próprios, livres, lá dentro, se mostrarmos quem somos verdadeiramente, teremos com isso a possibilidade de ser um exemplo para os que nos rodeiam e quem se segue. Se és mau, sê mau, porque se o fizeres dentro dos limites que o meio estabelece a olho, serás respeitado por isso. Mas se és bom, então sê bom. Se acreditas nalguma coisa, aplica-a dentro e fora do campo. Se fores lá dentro aquilo que és cá fora, que és verdadeiramente, serás melhor em tudo. Este é também o legado de Ali.